O valor comunicacional do rumor dentro da organização

A Associação Argentina de Comunicação Interna (AAdeCI) publicou os resultados de uma investigação que realizou com o objectivo de conhecer o surgimento, circulação e a influência do rumor como fenómeno de comunicação informal nas organizações.

Foram efectudas entrevistas aos responsáveis de comunicação interna das organizações e os resultados são interessantes.  Deixo aqui um resumo.

O estudo conclui que existe uma grande quantidade de rumores a circular pelas empresas, que na sua maioria contém informação negativa e uma alta quota de veracidade, originados por uma má comunicação interna por parte da empresa.

Os dados são relevantes pelo impacte que têm dentro da organização. Cerca de 80%  dos entrevistados afirmou  que o rumor tem “muita” e “bastante” influência e provocam efeitos negativos tais como “mau ambiente profissional”, “perda de confiança”, “gera más relações profissionais” e “afecta a imagem e a reputação da empresa”. De acordo com os investigadores, os rumores afectam então os “quatro pilares fundamentais do coração de uma organização”.

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