Jornalista “ensina” consultores de RP

O “Em off” do Expresso deste fim-de-semana trazia um “recado” para os RP, entretanto partilhado na rede pelo PiaR. Sim, a ficha técnica tem informação, mas nem todas disponibilizam de forma completa a informação necessária para se construir ou para manter actualizada a base de dados. E como esta base de dados é uma ferramenta da suma importância para quem faz assessoria mediática, às vezes temos de ser “chatos”.

Mas, se às vezes o consultor de comunicação peca pela falta de tempo disponível para manter a sua base de dados completamente actualizada, muitas são as vezes em procura a informação que necessita directamente na fonte (ainda são poucas as fichas técnicas com os email dos profissionais, por exemplo) e sente que não é bem-vindo. Sim, é um “trabalho chato” que tem de ser feito e para o qual tem de existir cooperação de ambos os lados. Para quê?! Para, precisamente, possibilitar que a informação siga (mesmo que não seja lida, mas este aspecto… é outra história) para quem de direito. Claro que ninguém gosta de receber uma informação sobre economia quando trabalha desporto. Mas quem escreve sobre desporto não ficará muito contente por ver que uma informação, que até era do seu interesse, seguiu para uma pessoa que agora escreve sobre economia. Além de que, nas várias actualizações que faço, regularmente, da minha base de dados, já me aconteceu (e mais que uma vez) deparar-me com fichas técnicas de jornais nacionais de referência completamente desactualizados. Ups?!

Acredito na parceria entre jornalistas e consultores. E tanto é verdade que aproveito esta deixa para partilhar uma mensagem que um jornalista escreveu os consultores de comunicação, na qual explica, se forma sucinta e directa, como e quando fazer follow-up. Quem é novo no mercado pode aprender, quem é da “velha guarda” pode sempre rever. As partes interessadas, consultores e jornalistas, podem dar palpites.

Agora, se me dão licença, vou até ali continuar a actualizar a minha base de dados.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: