Reputação e crise: uma equação possível para as empresas em Portugal?

Um estudo recentemente divulgado, realizado pela Harris Interactive, conclui que há  empresas que apresentam um maior reconhecimento por parte dos consumidores quando comparado com os resultados obtidos no  ano anterior. Quando cerca de 30.000 americanos foram convidados a avaliar as 60 empresas mais visíveis para o 12º estudo anual de Quociente de Reputação da Harris Interactive, 16 empresas obtiveram uma classificação de “excelente”, em comparação com apenas seis no ano anterior.

Achei interessante o facto de o Human Capital Institute afirmar que estas empresas têm muito em comum e apontar, em primeiro lugar, o facto de serem “felizes”. “Apresentam padrões elevados em áreas como o ambiente de trabalho e a responsabilidade social e são percebidas (tanto no que respeita a  produtos como ao ambiente) como empresas tranquilas”, afirma aquela entidade.

Algumas das empresas com melhor reputação corporativa são:  The Walt Disney Company, Amazon.com,  Kraft,  Apple, Johnson & Johnson e Google.

O mesmo instituto apresenta uma comparação interessante e que transcrevo:

“The OECD’s Better Life Index ranks Denmark as the number one country to work and life for the best combination of work/life balance with a rating of 9.1 out of 10.

One shocking statistic from this: Employees working very long hours = .02%! Obviously organizations can’t all make this promise; I would be hard to convince that the above companies can make that guarantee. So why else are they ranked with the highest RQ? Why isn’t everyone flocking to Denmark? The top ten has been able to recognize what’s important to their talent and compromise/negotiate/grant their employees these perks even amidst a time when the number of jobs are dropping.”

E em Portugal? Estarão as empresas mais preocupadas com a crise ou mantêm-se focadas em aumentar o seu quociente de reputação?

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: