E quando o inesperado mata a nossa estratégia?!

Quem trabalha em PR sabe que uma boa estratégia de comunicação assenta num correcto planeamento, que obriga a uma análise aprofundada de vários parâmetros e preparação de outros, de forma a maximizar e atingir os objectivos desejados.  Mas, e quando um acontecimento nacional/internacional histórico rebenta no momento em que o plano de acção de PR está para ser lançado?!

Chamo a atenção para este artigo que descreve três pontos a considerar aquando do planeamento estratégico em comunicação. E apesar de reportar um acontecimento “inesperado” que acabou por ter tempo de antena a nível internacional – a morte de bin Laden –  acontecimentos nacionais há, históricos ou estóricos, que acabaram por deitar por terra meses de planeamento, dinheiro, trabalho e o interesse dos media.

“First, you did plan for these contingencies… right?  Every major PR blitz must be viewed as a chess game, and that includes a big happening that can steal your prime position.  You must anticipate political events, stock market crashes, a competitor beating you to the punch, and more.

Second, if you don’t have a Plan B in place, you might get away with delaying your announcement.  Still, this is rarely ideal, as PR campaigns often tease media about the big announcement ahead of time, and you don’t want to leave interested audiences hanging without a strong explanation (FYI – such non-eyebrow rolling explanations rarely exist).

Third – and most importantly – if a delay is out of the question, at least know that the major event will lose media attention over time.  That means your prior planning needs to consider how to get multiple bites at the media apple.  Simple one-offs never make a good PR strategy; you have to think about the long-term and how to leverage a single announcement into an enticing media opportunity for weeks and months to come.”

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: