Comunicação feita a metro?!

Se há coisa que não entendo é o conceito low cost associado à comunicação.

aqui tinha feito uma breve referência a este tema, tendo por base os resultados do estudo “Comunicação low cost: desinvestimento ou fórmula de sucesso”, realizado pela Universidade do Minho, e que confirmou que em Portugal… não funciona. De acordo com este estudo o  conceito low cost não é um argumento de relevo para a selecção de agências por parte das empresas portuguesas e a comunicação baseada neste conceito é sinónimo de desinvestimento.  Mesmo num panorama de “crise” o estudo concluiu que o contexto económico pouco favorável não traz vantagens para a aplicação do low cost no mercado de comunicação.

Mas a verdade é que as empresas baseadas neste conceito continuam a aparecer com o objectivo de comunicação a metro. Vejamos.

Hoje é publicada mais uma notícia que dá conta da criação de mais uma agência de low cost que tem por objectivo “tornar a comunicação acessível a mais empresas” permitindo que aquelas que não têm necessidades de comunicação constantes possam “ter acompanhamento profissional nesta área”, um projecto que “será focado na elaboração e distribuição profissional de press releases e comunicados de crise junto dos media”.

Pergunto: O acompanhamento ao cliente é feito ao metro?! A gestão de uma crise passa unicamente pelo envio de comunicados aos media? Distribuição profissional de press releases?!

Sendo que este projecto difere ainda, segundo o responsável pelo projecto, do “trabalho habitual das consultoras de comunicação” pela disponibilização da informação aos jornalistas com “acesso aos contactos das empresas para seguirem a informação como entenderem, sem haver mediação da agência”.

Pergunto: Mas como é assegurado que as mensagens passam e os objectivos de comunicação são cumpridos? O “consultor de comunicação” passa a ser um mero “(re)produtor de informação”?!

Alguma coisa vai muito mal no meio da comunicação. Na minha opinião, esta comunicação feita a metro é desprestigiante para o sector e para a profissão.

Será que sou só eu a pensar assim e estou completamente errada?

One Response to Comunicação feita a metro?!

  1. Pingback: Eu até tenho algum jeitinho, tenho um blog, estou nas redes sociais e tenho uma lista de contactos: também posso ter uma agência? @ semiose.net

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: