Os segredos, os cortes nas despesas e a investigação

Não vi ontem a estreia da Casa dos Segredos. Esqueci-me! Mas, daquilo que li, é mais um programa de entretenimento que serve, pelo menos no dia de hoje, para que as conversas deixem de pesar tanto no problema da crise e nas medidas anunciadas e direccionem a mente do português comum para mais uma espécie de Big Brother. Não vi, não critico. Talvez me lembre de ver durante a semana para ficar mais esclarecida.

Das notícias de hoje, dois destaques:

  1. o espaço Cortar Despesas, uma ideia do PSD para um “brainstorming colectivo” sobre a redução dos gastos do Estado;
  2. amanhã, dia 5 de Outubro, será inaugurada a Fundação Champalimaud, o primeiro grande centro de investigação em cancro.

Quanto à primeira notícia, mesmo sem se saber qual será o resultado final, pelo menos a intenção de criar um espaço de discussão pública que faça com que o português veja a sua vontade efectivamente representada na AR, merece ser louvada. Há muito que o descrédito pelos nossos representantes impera na opinião pública e acredito que este espaço possa “aliviar” esta carga negativa que tem pesado, e muito, na forma como os portugueses olham para a actividade política.

Quanto à segunda notícia, considero que mais que a comemoração dos 100 anos da República, a inauguração do Centro de Investigação Champalimaud é um passo muito importante a nível científico, e não só, para Portugal. Temos de ter consciência que a investigação, a par com a inovação, é uma mais-valia para o nosso País. Contudo, o caminho dos cientistas, investigadores e instituições tem sido tortuoso e são várias as  dificuldades que se têm agudizado nos últimos tempos. A abertura deste Centro pode vir a despertar a necessidade de maior investimento para a investigação em Portugal. Por isso, vale a pena ler as notícias hoje publicadas, com entrevistas aos principais investigadores Champalimaud.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: