As birras que marcam o dia

A saúde, a política nacional e internacional são os meus destaques da leitura (incompleta) das notícias de hoje.

Para quem tiver tempo, aconselho a leitura do artigo publicado no Expresso sobre a Fundação Champalimaud, que será inaugurada a 5 de Outubro, por altura da comemoração do 10º aniversário da República. Daqui a uns dias irei escrever sobre a investigação científica em Portugal, a importância e os problemas que enfrenta.

O Orçamento do Estado, as “birras” políticas dos líderes e  a chantagem política-económica-social marcam as manchetes dos jornais portugueses de hoje. Voltámos ao “eu quero que tu me dês” versus o “eu não quero dar”, a que se acrescenta “vou fazer queixinhas tuas” ou o “não me dás, não faço, vou-me embora”. Caríssimos… na situação em que o país se encontra, não há nenhum partido que seja capaz de ganhar eleições se apresentar no seu programa eleitoral todas as medidas restritivas e de contenção que realmente são necessárias para tirar Portugal deste buraco. (Não me admirava nada que retirassem nesta altura o 13º mês, nem que aumentassem os  impostos e inclusive que ficassem congelados os reembolsos do IRS referentes a 2010… ) Por isso… que venha o FMI. Pelo menos teríamos certeza de que as politiquices e respectivas birras ficariam de parte para dar mais espaço ao  rigor ou, pelo menos, mais transparência  aos processos que estão em cima da mesa.

Por último,  o discurso explosivo de Mahmoud Ahmadinejad na assembleia-geral da ONU. Se por um lado apontou o dedo aos EUA e (re)afirmou que o 11 de Setembro terá sido orquestrado pelos americanos motivados por objectivos economicistas, por outro sublinha a vontade de (re)iniciar as negociações sobre o programa nuclear. Uma no cravo… outra na ferradura?!

Bom fim-de-semana!

Deixe uma Resposta

