Os Senhores da comunicação

O mercado da comunicação tem andado em ebulição nos últimos meses. E o crescente nível de “acusações” de parte a parte dos Senhores da comunicação tem sido patente. Não quero aqui discutir a legitimidade das trocas de galhardetes (quem sou eu para o fazer), mas apresentar outra perspectiva.

Num mundo em que tudo se sabe e tudo se quer saber, em que a concorrência é feroz e ao mais alto nível, será que estas “tricas” são um ponto forte ou fraco para os grupos de comunicação? De que forma é que estas discussões (que animam o mercado) contribuem para uma permanente transformação do mercado das agências de comunicação?

Passo a explicar…

Algumas das discussões levantadas têm levado para a “praça” nomes de clientes, marcas e mesmo a informação veiculada por alguns meios de comunicação. Ora… Nenhuma pessoa, marca ou revista gosta de ser visada no meio de uma discussão que em nada (ou quase) lhe é favorável. Talvez, por isso, o trabalho da concorrência directa possa estar facilitado com muito daquilo que é dito e escrito.

Se há aqueles clientes com quem se tem uma relação de confiança capaz de minimizar (ou mesmo anular) esta “lavagem de roupa”, outros há, que quando aliciados, quase de forma irreflectida, sem avaliarem o bom trabalho realizado, simplesmente aceitam o desafio e mudam.

Será isto saúdável? Pessoalmente, já do tempo de jornalista, deixo as questões das concorrências para aqueles que têm de se preocupar com elas. Sou uma consultora de comunicação e vejo como prioridade a regulamentação do sector.

E mesmo acreditando que estas “tricas” dos Senhores da comunicação contribuem para animar (a malta) o mercado, também acho que quando o que transparece dos galhardetes trocados é uma “guerra pessoal”… talvez seja altura de alguém pôr um travão. Ou não?

One Response to Os Senhores da comunicação

  1. Pingback: Finalmente… uma boa notícia na Comunicação! « Comunicação Por conta e Risco

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: